quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Museu Rural de Imbituba

É uma construção histórica, datada de aproximadamente 1895, é uma das raras construção antiga, que ainda resta preservada na America latina, com estilo galpão de 15x30 metros, na forma de vão livre, ou seja sem pilar ou coluna internamente, com pé direito (altura) de 5 metros. Representando assim um dos grades legados deixado pela cultura, italiana, alemã, indigina e africana.

A edificação feita em madeira e barro, estilo pau a pique, a qual usa galhos de arvores, transados e o fechamento das frestas com terra crua.
Nos meados do século passado, foi restaurado parcialmente com tijolos de barro maciços cuzidos, em forno a lenha nas dimensões de 10x20x5cm, terra vermelha argilosa, areia, e óleo de baleia.
No telhado há uma estrutura treliçada de madeira roliça natural e rústica, formando tesouras, feitas de canela e peroba, árvores que se fazia "madeira de lei" ou madeira dura, predominantes na floresta atlântica.
Sua cobertura é de telha de barro cozido, em forno a lenha, estilo colonial (semi-circulo), na época não existia forma e as mesmas eram feita nas coxas dos colonos que a construíram.

4 comentários:

  1. Boa Tarde, estou fazendo uma pesquisa sobre os moinhos de imbituba aonde nasceu a família da minha esposa, como posso conseguir o nome dos donos e localização deles?. Me chamo Leonardo e agradeço a atenção. lerosc@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, estou fazendo uma pesquisa sobre os moinhos de imbituba aonde nasceu a família da minha esposa, como posso conseguir o nome dos donos e localização deles?. Me chamo Leonardo e agradeço a atenção. lerosc@gmail.com

    ResponderExcluir